quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ciências - 5º Ano / 4ª Série - Tratamento de água e esgoto

Postado por { Duda !

Saneamento significa limpeza, higiene. O saneamneto básico é a atividade responsável pela coleta e pelo tratamento de resíduos que os seres humanos produzem, como o esgoto e o lixo. O principal objetivo do saneamento básico é tornar esses resíduos inofensivos à saúde.

Além de tratamento do esgoto e do lixo, o saneamento básico é responsável pelo tratamento e distribuição da água à população.

A prevenção de enchentes e a construção de canais subterrâneos, utilizados para o escoamento da água da chuva para os rios, também são ações que fazem parte do saneamento.

As pessoas que trabalham na área de saneamento são chamadas de sanitaristas.
Essas pessoas analisam amostras de água de rios para verificar sua qualidade.














O saneamento básico é uma necessidade dos seres humanos que garante uma melhoria na qualidade de vida. No entanto, nem todas as pessoas têm acesso ao saneamento básico.

Tratamento de água:

Já vimos que uma das ações desenvolvidas pelo saneamento básico é o tratamento de água. A água utilizada pelos habitantes de muitas cidades, antes de ser distribuída, passa por uma estação de tratamento que a torna adequada para o uso.
Na estação de tratamento, a água passa por várias etapas que têm por finalidade retirar as impurezas existentes.














1- A água é coletada dos rios e lagos por meio de bombeamento. Ela é encaminhada à estação de tratamento por meio de tubulações.

2- Ao entrar na estação, a água é encaminhada para um tanque, no qual recebe produtos químicos.
Com a ação desses produtos, algumas das impurezas da água se agrupam formando flocos. Esse processo recebe o nome de floculação.

3- Após a floculação, a água é encaminhada a tanques chamados decantadores. Nesses tanques, ela passa pelo processo de decantação, no qual os flocos de impurezas se depositam no fundo dos decantadores.

4- Em seguida, a água decantada passa por um grande filtro que retém algumas das impurezas que não foram decantadas. Esse processo recebe o nome de filtração.

5- Nessa etapa, a água aparenta estar limpa. No entanto, é preciso adicionar produtos químicos, como o cloro, para eliminar alguns seres vivos microscópicos nocivos à saúde do ser humano.
Esse processo é chamada desinfecção / cloração.

6- Após o tratamento, a água é encaminhada por meio de tubulações a grandes reservatórios.


7- A agúa tratada é distribuída à população por meio de tubulações que saem dos reservatórios e chegam até as moradias, escolas, entres outros locais.

Tratamento de esgoto:
A água, que é utilizada para lavar o banheiro, a louça, tomar banho, escovar os dentes e dar descargas, junta-se ao detergente, restos de alimentos, fezes e urina formando o esgoto. O esgoto é considerado um material altamente poluente.
Além do esgoto que sai das residências, existem esgotos provenientes de hospitais, indústrias, entre outros locais.
Os esgotos devem ser coletados por meio de tubos e encaminhados a uma estação de tratamento de esgoto antes de ser despejado no ambiente.
Nessas estações, o esgoto passa por tratamentos para diminuir a quantidade de poluentes da água. Após receber o tratamento, o esgoto geralmente é despejado em um rio.


















1- O esgoto que sai das residências e dos estabelecimentos comerciais é encaminhado à estação de tratamentos por meio de tubulações

2- Ao chegar à estação de tratamento, o esgoto passa por grades, onde são retidos materiais sólidos, como lata, papel e madeira, que as pessoas jogam nos vasos sanitários, ralos e bueiros.

3- Em seguida, o esgoto passa por uma vaixa de areia para que haja a sedimentação de materiais, como terra, rocha e areia. Nessa caixa de areia, o esgoto escoa vagarosamente, possibilitando a retirada desses materiais.

4- Na próxima etapa, o esgoto é canalizado para tanques de decantação, onde algumas impurezas se depositam no fundo desses tanques, formando um lodo.

5- A água que sai dos decantadores é encaminhada para um tanque de aeração. Nesse tanque existem pás que giram movimentando o líquido. Com isso, o ar se mistura à água.
Com a presença de mais gás oxigênio na água, ocorre um aumento na quantidade de seres vivos que ajudam a decompor alguns resíduos, como fezes, que ainda se encontram presentes na água.

6- Em seguida, a água é encaminhada para outros tanques de decantação, onde algumas impurezas depositam-se no fundo deles.

7- Finalmente a água é lançada em um rio.

0 comentários :